NO AR
22/06/2016 - 10:39:32

8 coisas que todo mundo fazia antigamente e que hoje em dia dão cadeia

faltacinto

O tempo vai passando e a visão da sociedade sobre algumas questões vai mudando. Em alguns casos, evoluímos por questões de respeito e segurança. Em outras é possível observar, senão um certo retrocesso, uma incoerência.

É o caso do topless e da publicidade para drogas lícitas. Se você não viveu nos anos 90 deve ficar encabulado em saber que as pessoas eram incentivadas a fumar através de propagandas incríveis e empolgantes. Sabia também que cinto de segurança nem sempre foi obrigatório?

Confira estas e outras coisas que eram normais no passado e são consideradas crimes:

 

 

1- Topless

 

con_img_138748139328-600x375

 

As praias cariocas já foram mais permissivas para o topless. Algo deu errado no meio do caminho e o país do carnaval passou a rechaçar mulheres que pegam sol na praia sem a parte de cima do biquíni. Não só elas como também as mamães que amamentam seus filhos em público.

 

 

2- Criança no carro

 

346495515-chiqueirinho-do-fusca-2578896135-787x479-600x365

 

É amigo… As leis de trânsito mudaram. Seja por segurança ou por loby, criança hoje em, até certa idade, só na cadeirinha presa ao banco de trás. Quem foi criança antes da mudança da legislação viveu no limite.

 

3- Comercial de cigarro

 

 

Houve um tempo em que o cigarro era associado a prestígio, poder, status, qualidade de vida, beleza, realização social e pessoal. Assim como ainda é com o álcool.

 

4- Criança trabalhando

 

picole_SaoJosedoBelmontePE-600x450

 

O argumento de que é melhor a criança estar trabalhando do que descobrindo o crime é muito válido. Mas o ideal é que a nossa cultura prezasse pela formação humana e intelectual das crianças primeiro antes de colocá-las pra trabalhar, não é mesmo?

 

De toda forma, era mais fácil ver crianças trabalhando antigamente. A legislação trabalhista atual só permite a efetivação de pessoas a partir dos 14 anos completos.

 

5- Crianças em filmes adultos

 

images-10

 

Os chamados “pornochanchada” do cinema nacional de antigamente são, praticamente, os únicos registros da participação de crianças em cenas… Digamos, ”mais quentes” protagonizadas por adultos.

 

6- Jogo do Bicho

 

imagem39101_1

 

Pareado em popularidade com outras loterias nacionais, o jogo do bicho enriqueceu a muitos bicheiros. Como era difícil auditar os sorteios e as acusações de fraudes eram recorrentes o jogo foi proibido.

 

7- Cocaína

 

coca1

 

Quando foram descobertos os benefícios das propriedades estimulantes da cocaína, a droga foi comercializada e os médicos receitavam doses que, administradas após o café da manhã, eram suficientes para levantar a disposição dos pacientes. Porém a droga é altamente viciante e o resto da história você já sabe.

 

8- Dirigir sem cinto

 

 

Até 1997 a obrigatoriedade do cinto de segurança só existia para quem fosse dirigir em rodovias. Com a revisão do código de trânsito brasileiro, o uso passou a ser obrigatório em todas as circunstâncias.

 

Tem conhecimento sobre outras coisas que eram permitidas antigamente e hoje em dia é considerado crime ou contravenção? Conta aí pra gente.

Compartilhar com: