NO AR
23/06/2016 - 9:46:15

Por que algumas pessoas não conseguem enrolar a língua?

destaque-210

Todo mundo sabe que a língua humana tem uma série de funções e que é só por causa dela que conseguimos falar. Mas existe uma “habilidade” envolvendo esse músculo de nosso corpo, que algumas pessoas não têm: o talento de enrolar a língua, a deixando em formato de U. Já viu isso?

 

De acordo com os cientistas, quase 70% das pessoas pelo mundo conseguem fazer essa ‘peripécia’ tranquilamente. O restante da população, curiosamente, não consegue fazer com que o cérebro controle esse músculo e una suas duas partes.

 

Essa discrepância toda entre algumas pessoas acabou instigando a curiosidade dos estudiosos, que se dispuseram a estudar sobre o assunto. Segundo informações que conseguiram até agora, tudo leva a crer que a capacidade de fazer o formato de U com a língua está diretamente ligado à genética.

 

b-600x400

 

Conforme perceberam, a grande maioria dos filhos de pais que conseguiam enroscar o músculo acabavam herdando essa habilidade. No entanto, a prole de pais que não podiam dobrar a língua, normalmente, não podia concluir a ‘missão’, por mais que tentassem.

 

Ainda de acordo com os estudos desenvolvidos sobre o tema, a capacidade de enroscar a língua depende de um par de genes chamado T (que vamos apelidade de Tesão… soa estranho, mas é legal para não se perder no meio da explicação) e t (tesinho). Todo mundo, claro, tem dois desses genes – um recebido do pai e outro da mãe – mas as variações nas junções dos dois é que armam toda confusão.

 

a

 

Assim, as pessoas que têm TT como par conseguem fazer a língua em U. As que contam com tt, não contam com esse ‘talento’ misterioso. Já no caso da combinação Tt, a coisa pode variar: oito em cada 10 dos indivíduos com esse par de gens pode enroscar o músculo, enquanto duas, não.

 

A questão, segundo os estudos, fica ainda mais interessante no caso de gêmeos. Isso porque eles herdam os mesmo pares de genes, sendo ambos TT, tt ou Tt. Só no último caso, (Tt) é que existe chances de apenas um dos gêmeos conseguir realizar a façanha.

 

Entendeu? O vídeo abaixo pode deixar tudo isso mais claro. Veja:

 

 

E você, consegue ou não enrolar a língua no formato da letra U?

Compartilhar com: