A música popular brasileira está em festa nesta semana e não poderia ser diferente. A “cantora do milênio”, segundo a emissora britânica BBC, Elza Soares completa 90 anos de muito amor à arte de cantar como poucas pessoas conseguem no mundo.

Até a sua data de nascimento é marca da irreverência dessa mulher que saiu menina da favela e se transformou numa das mais importantes vozes da música popular brasileira. Além de fervorosa ativista contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia.

Reza a lenda que eu faço aniversário duas vezes no ano. Reza a lenda e rezo eu pra agradecer por tanta vida. Pra quem passou pelo que eu passei, celebrar durante um mês inteiro é pouco. É em 23 de junho ou 22 de julho? Não importa. Eu comemoro as duas datas e nesse ano será o mês todo. É cara, mais uma primavera, mais um ‘passaporte’ carimbado rumo a próxima década”, escreveu em sua página de Facebook.

E para não deixar dúvidas sobre a sua vontade de continuar fazendo da sua arte a contestação de um sistema opressor ela afirma que “há dias em que nem nasci ainda, estou no ventre, em outros acabei de nascer, sei lá. Sou menina, filha do século 21 e mulher feita, tenho a idade de Nefertiti. Vou vivendo, me reinventando e vivendo nos últimos anos, os melhores dias da minha vida”.

De origem muito humilde enfrentou com perseverança as pedras no caminho de uma mulher preta, pobre e da periferia. Com determinação superou todos os obstáculos para viver de sua arte.

junho 25, 2020

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *